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4 canais de mídia no Marketing Digital (o #4 pode fazer total diferença)

canais de mídia

Marketing digital é um termo que está na “boca do povo”, como diria minha avó. O fato é que o universo digital oferece inúmeras possibilidades e combinações diferentes para promover negócios. Não importa se você tem um negócio grande ou gerencia marcas pequenas, entender como usar os canais de mídia digital é essencial.

Neste post você vai conhecer os 4 canais de mídia do marketing digital. A combinação desses quatro canais e a forma como se relacionam recebe o nome de PESO model. Este modelo estratégico foi criado por Gini Dietrich, autora do livro Spin Sucks, que é uma das maiores literaturas e referências de comunicação e relações públicas.

É importante ressaltar que essa estratégia não é como uma receita de bolo. A forma como você usa o PESO model pode ser diferente de acordo com os seus objetivos de negócios. Porém, há alguns padrões e focos que cada canal vai representar dentro do seu planejamento. Vamos a eles!

1. Mídia paga (Paid Media)

Por Mídia Paga entende-se desde conteúdo com influenciadores (pois eles são um tipo de mídia – e é pago), campanhas de publicidade, de geração de leads, impulsionamento de conteúdo em mídias sociais. Tudo aquilo que você investe dinheiro para comunicar ou para alcançar mais pessoas.

Há alguns outros recursos de mídia paga que se misturam com o próximo canal. Vou te explicar.

2. Mídia proprietária (Owned Media)

Mídia proprietária é aquela onde você é o dono da audiência. Ela pode ser o seu site, seus canais de mídias sociais, sua base de e-mail, webinars, eventos, etc. Tudo os canais onde as publicações estão sob seu controle.

Como eu falei no primeiro canal, há uma intersecção de Mídia Paga com Proprietária, como no caso de projeto de afiliados onde a base de afiliados é sua, porém você precisa pagar o comissionamento para que eles mentenham as promoções.

3. Mídia Conquistada (Earned Media)

Este é o tipo de espaço conquistado com relações públicas, relacionamento com influenciadores, indicações entre portais e blogs. Esta é uma mídia de relacionamento, vamos assim dizer. Aquela onde você cultiva networking, troca conteúdos, participa de entrevistas e, dessa forma, você conquista novas audiências e novos espaços.

4. Mídia Compartilhada (Shared Media)

Esse é o quarto canal, anexado principalmente pelo marketing digital. Afinal, os demais já fazem parte da estrutura tradicional de canais, antes do avanço do compartilhamento massivo movido pela internet.

Este é o canal do boca-boca do marketing digital. Mas o que isso quer dizer? Esta é a mídia que você adquire quando compartilham suas publicações na internet, fazem avaliações sobre o seu produto/serviço, mencionam a marca em conversas.

O UGC – User Generated Content, termo do inglês que significa Conteúdo Gerado pelo Usuário, também é um formato de mídia compartilhada. Além disso, é também na mídia compartilhada que você conquista audiência através de comunidades, gerando advogados de marca e embaixadores.

Mas por que este pode fazer total diferença?

Além de ser uma mídia orgânica, é na mídia compartilhada que temos muito potencial viral. Quando o usuário compartilha um conteúdo – no bom sentido, e não com raiva – é porque ele acredita naquilo. Isso gera autenticidade e validação de terceiros, o que fortalece a sua marca.

Contudo, a mídia compartilhada não é simples. Visto que você não pode forçar ninguém a compartilhar seus conteúdos – e se o fizesse, já não seria autêntico – ou não pode obrigar ninguém a ser um advogado de marca ou embaixador, essa mídia depende de um conjunto de coisas:

  1. As pessoas compartilham, com indicação positiva, quando têm boas experiências.
  2. O conteúdo compartilhado precisa ser bom, pois ele será levado a mais pessoas e clientes potenciais.
  3. A manutenção da mídia compartilhada exige relevância. As pessoas compartilham o que é importante pra elas e não para você.

Por isso, este canal faz total diferença! Ele pode alavancar a sua marca, sua presença digital, seu produto. No entanto, o compastilhamento massivo de experiências negativas e conteúdos falsos, trarão o efeito totalmente contrário. Ou seja, dependendo, pode destruir uma marca/produto.

Diagrama do Peso Model, versão 2020.

Note que há intersecções entre os canais, gerando canais híbridos. No centro do diagrama, temos o resultado de todos esses canais juntos, trabalhados de forma estratégica. Este conjunto de canais de mídia, aplicados no marketing, te ajudarão na construção da reputação de marca, confiança do cliente, liderança e autoridade.

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