Ícone do site MartechClub

A importância da gratidão

gratidão

Falei sobre a importância da gratidão no meu Instagram dia desses. Lá eu compartilhei uma técnica que eu tenho sobre esse tema (vou explicar já já), prometo. Mas o foco aqui é destacar o que a gente já sabe: agradecer é importante, mas você está fazendo isso?

Hoje, 6 de Janeiro, é comemorado o dia da gratidão. E eu quero separar essa questão de agradecimento de algo religioso e focar no simples ato de agradecer.

Pensa comigo. É tão bom quando você está perto de alguém que, mesmo diante de situações nada boas, consegue ser positivo e te trazer uma boa energia, não é? Uma das forças que tornam isso possível é a gratidão. Certamente essa pessoa consegue enxergar algo bom dentro da tempestade, porque ela agradece por ela ter chegado até ali e por ser capaz de vencer aquilo.

Agradecer é mostrar ou manifestar gratidão, render graças; penhorar, reconhecer.

Note que na citação acima estamos falando que agradecer também é reconhecer.

Se você é religioso, pode agradecer à sua Divindade e, se você não é, pode agradecer ao universo e também às outras pessoas. Afinal, não é só agradecer por estar vivo, por ter saúde e outras coisas que agradecemos “aos céus”. Ser grato é aquela coisa de simples de dizer “obrigada” para aquela pessoa que te ajudou a pegar algo no chão do supermercado, por exemplo.

Minha técnica para nunca deixar de agradecer

Eu aprendi essa técnica assistindo Alice no País das Maravilhas (o filme do Tim Burton mesmo). No filme, Alice fala que pensa em 5 coisas improváveis antes de começar o dia, eu adaptei e penso em 5 coisas pelas quais eu agradeço na minha vida.

É isso. Simples assim.

Durante o meu café da manhã ou no meu trajeto até o metrô, para ir ao trabalho, eu elenco mentalmente cinco coisas pelas quais eu sou grata. Dá uma sensação muito boa. Quanto mais você isso, mais coisas boas você encontra na sua rotina e na sua história. Aí, é muito fácil passar de cinco, por mais que você esteja vivendo um período complicado.

Eu comecei com essa técnica em 2018, promovendo a importância da gratidão na minha vida. Foi um ano especialmente difícil em casa, pois meu marido passou por sérios problemas de saúde. Essa regrinha diária me ajudou em vários momentos difíceis.

Agradecer ajuda a focar no que é bom. E focar no que é bom jamais pode dar ruim. Sabedoria de Ady pra vocês.

Beijos, amigos.

Sair da versão mobile