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Como fazer um site de vendas: a anatomia de um site profissional e efetivo

como fazer um site

Como fazer um site de vendas? Essa é uma das perguntas mais feitas no Google quando o assunto é construção de site. Aqui no MartechClub a nossa missão é fazer os profissionais de negócios entenderem como usar a tecnologia a favor de sua empresa e da sua marca, portanto construir um bom site faz parte do contexto.

Para sermos objetivos com relação ao que o seu site precisa, vamos pensar na trajetória de compra do usuário, dentro do site. Neste caminho que ele/ela percorre, há alguns pontos essenciais de informação. São informações em formato de texto, imagens, ícones, botões, vídeos, que validam a sua mensagem.

Pense o seguinte, o objetivo no final é fazer uma venda. Pode ser a venda de um produto, o agendamento de uma reunião, etc. Portanto, há elementos especiais que você precisará dispor no site para persuadir o usuário e convencê-lo a seguir com o próximo passo.

A partir do desenho abaixo, você vai entender quais são estes elementos e quais as melhores posições para cada um deles dentro do seu site. Dessa forma, você vai aprender a organizar as informações e distribuir toda a comunicação necessária dentro do site.

Anatomia de um site de vendas

Anatomia básica de um site de vendas.

01 Título

Capriche no título! O título da sua página (chamado de H1 na linguagem de SEO) precisa ser chamativo e passar uma mensagem clara para o usuário. Além disso, quando o assunto é ser encontrado na internet, o título também precisa carregar palavras-chaves importantes do seu produto.

02 Texto complementar

Aproveite este espaço de texto para dar mais detalhes a respeito do seu produto ou serviço. Este é um texto que te permite mais caracteres, portanto use de forma objetiva e persuasiva. Para escrever textos cada vez melhores, recomento a leitura deste livro, que te ajuda a entender um pouco sobre gatilhos mentais.

Ser objetivo e persuasivo em todos os seus espaços de texto é muito importante! Portanto, não é qualquer texto que você deve inserir nos espaços de texto. Leia, releia, faça validações com o seu público-alvo, para garantir uma mensagem clara.

03 Imagem ou vídeo

É muito interessante ter espaços de identificação direta. Usar imagens dos produtos ou vídeos que ajudam o usuário a escolher o seu produto faz total diferença. Assim, selecione também um apelo visual claro ou faça um vídeo que estabeleça uma conexão humana, caso o seu produto for um serviço, por exemplo.

Lembre-se, todos os elementos do seu site, sejam eles imagens, botões, texto, vídeos, precisam convergir para o mesmo objetivo. Todos os elementos são informações que participam de uma mesma trajetória de compra.

04 Call to Action (CTA)

O famoso CTA! Se você é novo no Marketing talvez não saiba o significado dessa sigla que faz parte do vocabulário da área. Se ainda não conhece, vou te explicar:

CTA é a sigla de Call to Action, traduzindo do inglês que significa Chamada para Ação. Essa “chamada para a ação” normalmente é um botão, onde você indica o usuário que ele precisa fazer algo para continuar a trajetória e seguir em frente.

Explicação por Ady Marina

O CTA tem que ser algo simples. Normalmente, são usadas palavras como “Inscreva-se”, “quero participar”, “quero comprar”, “cadastre-se” e etc. Tudo vai depender de qual é o objetivo final do seu site.

05 Diferenciais

Na segunda “dobra”, ou seja, na segunda área do seu site é interessante inserir elementos que sintetizam os seus diferenciais. Quais os destaques do seu produto ou serviço?

Nesta área você pode usar ícones que resumem esses diferenciais, imagens, ilustrações acompanhadas de textos em linguagem objetiva.

06 Benefícios

Seguindo a trajetória, após explicar seus diferenciais, apresente os benefícios. Ao adquirir o seu produto, quais os benefícios este cliente terá? É como explicar para o seu cliente como é o final da trajetória, depois que ele compra o produto.

Aqui é quando você torna o seu produto/serviço ainda mais irresistível, apresentando benefícios palpáveis, concretos, claros.

07 Avaliações

Tenha um espaço dedicado aos depoimentos de quem já é seu cliente ou já foi. A área de avaliações é o que chamamos de prova-social (do inglês, social proof), onde pessoas reais avaliam o seu produto.

Assim como você provavelmente busque opiniões de outras pessoas que já usaram determinado produto no qual está interessado, seus potenciais clientes também têm o mesmo comportamento. Então, os ajude! Busque feedbacks e opiniões dos seus clientes para trazer novos clientes.

Aqui, vale um ponto de destaque.

Se ao buscar depoimentos você encontrar avaliações negativas, sempre encare como oportunidade melhoria. Se há um cliente insatisfeito, tente entender o que houve e como você pode resolver o problema. Essa é uma oportunidade de melhorar o seu produto, o seu serviço e, mais que isso, a experiência do seu cliente.

As avaliações podem ser texto com foto, texto com nome ou até mesmo vídeos, prints de redes sociais. Só não esqueça que você precisa da autorização por escrito do uso de imagem destes clientes.

08 Chame para a ação, de novo!

Lembra do CTA? Então, ele precisa aparecer novamente.

Após apresentar tantas informações incríveis sobre o que você vende, é preciso ter novamente uma chamada para a ação. Conforme você vai expandindo o site em novas áreas, traga o CTA novamente para a finalização do conteúdo.

Afinal, você apresentou os diferenciais, benefícios, prova social, agora o cliente estará pronto para tomar a decisão que você precisa que ele tome ou faça. Portanto, inclua um CTA de fácil acesso nessa área.

09 Rodapé

O rodapé muitas vezes é uma área esquecida. É comum encontrar rodapés com informações bagunçadas, misturadas. Porém se você quer um site assertivo e profissional, não negligencie nenhuma área! Todas as dobras são ponto de contato com o seu cliente, portanto todas precisam estar organizadas, claras e ser úteis à trajetória de compra.

Logo, no rodapé reforce a sua logomarca, seu slogan ou mensagem final. Apresente um resumo dos links para acesso rápido, pois isso ajuda a encurtar caminhos caso o cliente ainda tenha alguam dúvida e precise reler novamente os conteúdos.

Design

Se você tem dúvidas quanto ao design do seu site, recomendo que visite o site Awwwards. Lá você vai encontrar vários tipos de sites que foram premiados por terem uma boa interface, uma boa experiência do usuário, entre outros elementos importantes do web design.

É um ótimo canal para buscar inspiração também. Visite e inspire-se com os trabalhos de referências no design de sites.

Print do site Awwwards

Conclusão

Estas áreas são de informações essenciais para um site de vendas claro e objetivo. Podem haver outras ordens de disponibilizar os conteúdos ou até mesmo a inserção de novas áreas? Pode sim. A ideia aqui não é uma receita de bolo que vale para todos os produtos ou serviços, mas sim um ponto de partida paa você começar o seu site de forma profissional.

A dica é: visite vários sites e não apenas de concorrentes. Busque exemplos que apresentam boas experiências para absorver boas práticas no seu site também.

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