Martech e Marketing Digital são a mesma coisa? Essa é uma das primeiras perguntas que aparecem quando se depara pela primeira vez com o termo que une Marketing e Tecnologia. Já falei um pouco sobre o tema, mas separei aqui alguns pontos importantes para entender as diferenças entre os dois conceitos.
Há uma confusão generalizada ao respeito do Marketing Digital. Sem dúvida o digital democratizou acessos e tornou possível que a mídia fosse mais horizontal, já que no meio tradicional ela é mais verticalizada por ser cara, o que reduz o acesso.
A expansão trouxe informações que se atropelaram no caminho, o que também é normal quando algo se espalha muito rápido. Portanto, para começarmos é preciso entender que Marketing Digital não existe, ele é simplesmente MARKETING.
Afinal, vivemos no mundo digital e offline. Não temos vidas separadas ou, um “bolso” separado, não é mesmo?
Como os avanços e investimentos online avançaram dentro da publicidade, comunicação e marketing, o termo “marketing digital” passou a ser empregado. Contudo, independente se é digital ou offline, as ações continuam sendo Marketing. Ter uma visão unificada simplifica as ações.
É como uma evolução. Antes, o Marketing não dispunha de recursos digitais em abundância ou acessíveis. Em sua evolução – graças a aplicação de tecnologia – ele passa a dispor de novos recursos e formas de atuação, mas não deixa de ser marketing e ter ainda os mesmos objetivos: construção de marca e, claro, vendas.
A diferença entre Marketing Digital e Martech
Partimos do ponto onde Marketing Digital continua sendo Marketing. Com isso claro, vamos entender o que é Martech e como eles se relacionam.
O “registro” do termo Martech não é designado a alguém. É um termo que nasceu para explicar as plataformas SaaS (Software as a Service, ou seja, Software como Serviço) que são usadas com objetivos de Marketing. As SaaS são plataformas que oferecem um serviço de tecnologia para as empresas, onde essas pagam por mês ou pacotes anuais de acesso.
Por serviços entende-se questões que envolvem coleta e manipulação de dados, registro de trajetória do usuário, mapa de calor do site, CRM, mídia paga, construção de dashboards, entre outros.
Entre as plataformas mais conhecidas temos Salesforce, Hubspot, RD Station (plataforma brasileira) e, além disso, o Martech também se aplica a outras plataformas que entregam serviços ao Marketing, por exemplo: Google e Facebook.
Por mais que o termo não tenha sido criado, especificamente, por algum autor determinado, é inegável que Scott Brinker teve um papel essencial na propagação e materialização do conceito Martech. Ele é considerado o “padrinho do Martech”.
Scott é um americano, cientista da computação com formações pela Univesidade de Columbia e MIT. Desenvolveu sua carreira em tecnologia, chegando rapidamente a cargos de CEO e tendo um lado empreendedor muito forte. Durante a carreira, escreveu livros como o Hacking Marketing, que é uma referência para quem quer entender mais de Martech.
Em março de 2021, Scott assumiu como VP do Hubspot.
Com tudo isso, podemos definir a diferença entre os termos com a ilustração abaixo.
Ilustração por MartechClub.com.br
Marketing Digital, ou seja, as ações de marketing feitas no digital, fazem parte do guarda-chuva de possibilidades do Martech. Quando Marketing e Tecnologia se encontram, geram produtos, projetos e recursos úteis no universo digital.
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