Martech é um termo que reúne Marketing e Tecnologia, do inglês Marketing Technology. A combinação das duas palavras é usada há alguns anos para tratar de empresas e plataformas que usam a tecnologia para o marketing. No entanto, hoje é comum usar o termo Martech para referência aos projetos, estratégias e táticas que combinam os dois universos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Distrito Dataminer, o Brasil tem registrado 727 martechs. Em 2020, essas plataformas receberam US$ 199,8 milhões em investimento. O volume é parecido com o que o mercado teve em 2019.
Não se pode negar que o Marketing fica cada vez mais assertivo quando faz uso de recursos de tecnologia. Assim como em um mundo digital, não ter um site é algo impraticável no mundo dos negócios. Por isso, não há como separar o marketing da tecnologia.
Ferramentas que utilizam inteligência artifical, realidade virtual, realidade aumentada, design em 3D, machine learning, dados, entre outras, fazem parte da rotina de quem trabalha com Marketing. Estes recursos ajudam (e muito!) as campanhas serem mais assertivas, projetos de branding serem marcantes e a performance melhorar cada vez mais.
Por causa dessa união, profissionais de Marketing estão cada vez mais próximos e trabalhando juntos com os profissionais de Tecnologia da Informação. Martech é a ponte entre esses dois mundos que, até então, nem sempre compartilharam a mesma língua.
Assim como times de tecnologia precisam ampliar sua visão de negócios para desenvolver software escaláveis e assertivos, os times de marketing precisam entender como usar tecnologia para ser também mais efetivo. Ao falarem a mesma língua, as empresas ganham agilidade e desenvolvem projetos mais certeiros.
Martech não é Marketing Digital
Não é tão difícil confundirem os dois termos. O Marketing digital é possível devido ao uso de tecnologia aplicada ao marketing, porém martech é sobre o uso de tecnologia para o Marketing como um todo. Por exemplo, quando você utiliza design em 3D no seu merchandising, você está usando martech. Um outro exemplo, quando você usar Realidade Aumentada no seu site, também está usando martech.
Como profissional de marketing, acredito que existe apenas um Marketing. Dentro da área há várias frentes e todas precisam compreender o mundo digital. Portanto, podemos ter sim áreas nativas digitais como web analytics, mídia online e redes sociais, mas separar em digital e offline não é inteligente. Afinal, não temos vidas diferentes nesses dois mundos. Logo, existe apenas o Marketing.
O mercado de Martech no mundo
Em 2011 o mundo registrava cerca de 150 plataformas de tecnologia aplicadas ao Marketing. Em 2020 o registro é de cerca de 8000 soluções envolvendo várias áreas, conforme imagem abaixo.
![mapa com as logomarcas as 8000 plataformas de martech](https://martechclub.com.br/wp-content/uploads/2021/08/martech-landscape-2020-martech5000-slide-1024x576.jpeg)
Você pode conferir essa imagem em melhor resolução clicando aqui.
Marketing e Tecnologia andam juntos!
Martech aplica-se a iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos de Marketing.
Scott Brinker
A transformação digital e o crescimento acelerado das empresas nativas digitais reforçam que marketing e tecnologia andam juntos. Se você se interessa pelo tema, precisa entender sobre:
- Data-driven
- Transformação
- Performance
- Gestão
- Estratégia e Execução
E o que é o MartechClub?
Este é um projeto de conteúdo onde compartilho notícias, novidades, experiências e exemplos de projetos que envolvem Martech. Os conteúdos são escritos por mim, baseado nas minhas pesquisas e conhecimentos adquiridos na minha carreira profissional.
Bem-vindo(a) ao Martech Club 🙂
Se você chegou até aqui é porque não quer ficar para trás quando o assunto é tecnologia. Vem comigo, que vamos juntos!
Ady