Social commerce é um termo que começou a ganhar mais força, principalmente no cenário de pandemia. Traduzindo para o português temos o “comércio social”, que significa usar as redes sociais para compra e venda de produtos. No vocabulário Digital é uma área dentro das possibilidades de e-commerce, ou seja, comércio online.
Provavelmente você já deve ter comprado um produto que viu em redes sociais, negociado algo, etc. Aliás, os brasileiros estão entre os países onde os usuários mais compram em mídias sociais, seguindo dados do eMarketer.
Quais as vantagens deste modelo de comércio online?
Uma das maiores vantagens de realizar negócios em redes sociais é a geração contínua de prova social. A prova social é você ter clientes dentro da plataforma, validando o seu produto ou serviço de forma espontânea. Na verdade, é muito melhor quando você vê reviews e avaliações de outras pessoas reais que usaram o produto ou serviço no qual está interessado, certo? Certo!
Quando usamos as redes sociais para os negócios, as provas sociais e as avaliações serão praticamente uma consequência das interações que você tem com seu público. Obviamente, podem surgir boas avaliações e outras negativas, o que é normal.
No caso das negativas, encare sempre como um forma de melhoria do seu produto ou serviço. Menções negativas são um tesouro para entender o que pode não estar funcionando e como fazer para consertar e entregar uma experiência ainda melhor ao seu cliente.
Como usar Social Commerce no meu negócio?
O fato é que não basta estar nas mídias sociais. Nós passamos da fase onde apenas “aparecer” em uma rede social ou ter um perfil bastava. Hoje, é preciso construir uma audiência, estabelecer confiança e nutrí-la de forma diária para transformar seguidores em clientes.
No Social Commerce é como se a sua marca fosse um influenciador.
Por isso, para implantar social commerce você vai precisar desenvolver um calendário de conteúdo interessante para a sua audiência e contínuo! Não adianta postar uma vez por semana se você quer conquistar seguidores e transformá-los em clientes. Lembre-se que é preciso construir o elo de confiança.
Uma dica simples para você organizar o seu conteúdo de redes sociais é distribuílos entre o AIDA. Veja abaixo:
A: Atenção
Tenha conteúdos que vão chamar a atenção do seu possível cliente. Entregue curiosidades, valores da sua marca, para que o seu produto serve, qual problema ele vai resolver, o que ele tem de diferente.
I: Interesse
Atrair o interesse da sua audiência pode ser feito mostrando especificações do seu produto, formas de usá-lo, diferenciais, depoimentos de quem já usou/comprou.
D: Desejo
Mostre a diferença que aquele produto vai fazer no dia a dia da pessoa. Por exemplo, se você vende roupa, o desejo é aquela hora onde você faz múltiplos looks belíssimos, que fazem sentido para o estilo do seu cliente, claro. É o momento onde ele já sabe o que você vende, como é o produto, quais os diferenciais.
Na fase de desejo, a emoção toma conta. É o momento de encantar. Não só com o seu produto, mas com a qualidade do atendimento, agilidade em sanar dúvidas e fazer o cliente se sentir confiante de que fará uma ótima escolha.
A: Ação
Hora de dar aquele empurrãozinho e fechar negócio!
Aqui entram os conteúdos de promoção, de condições especiais, avisos de que o estoque está acabando… Enfim, mensagens que vão acelerar a ação do seu cliente que está ali, do outro lado da tela, consumindo o conteúdo que você está entregando no Instagram, TikTok, Twitter, Linkedin ou qualquer outra plataforma que achar ideal para o seu público.
Conclusão
Nós, brasileiros, somos muito ativos em redes sociais. Usar este tempo que gastamos consumindo conteúdo nas plataformas, para fazer negócios, é útil e faz parte de um movimento já consolidado no universo digital. Realizar compras por mídias sociais é algo mais comum, não apenas em públicos jovens, pois a pandemia também fez com que outros públicos precisassem aprender a como fazer compras on-line.
Além de ter a sua presença digital constante nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio, não se esqueça de integrar o seu site com canais de redes sociais. Dessa forma, seus clientes podem compartilhar conteúdos que estão no seu site, fazer avaliações e efetivar compras.
A experiência dentro do site é essencial! Porém, este é assunto para outro post.
Até mais, Marketer.