Ícone do site MartechClub

Saber inglês muda a sua vida

Você já ouviu isso de propaganda de escola de inglês: saber inglês vai mudar a sua vida. Provavelmente sim. O fato é que essa afirmação é extremamente real, verdadeira e nunca foi tão atual.

Mas eu não estou aqui para ficar batendo nessa tecla de forma conceitual. Meu objetivo com esse post é te mostrar os meus exemplos e onde o inglês foi o que mudou o jogo e me abriu portas.

Eu sempre quis ter a oportunidade de estudar fora, porém eu não tinha dinheiro para pagar. Mas, eu sempre ficava pesquisando sobre formas de intercâmbio que envolviam um baixo investimento, algo que eu pudesse me programar financeiramente. Aí, eu achei o Programa de Au Pair. E ele só era possível porque o meu inglês era ok. Na época, não era nem de perto fluente… Era um intermediário com esforço. Mas foi assim que eu consegui fechar com uma família através do programa e fui ter minha primeira experiência internacional, em San Francisco, no caso.

Há muito tempo atrás, em um dia normal no trabalho, o telefone tocou e era um “gringo” procurando pelo meu chefe que, naquela hora, não estava por ali. Em um grupo de 15 pessoas ninguém falava nada de inglês, além de mim. NINGUÉM. Quase morri do coração quando me passaram o telefone, mas consegui conversar, entender e anotar o recado. Aquilo foi o meu primeiro destaque naquele trabalho. Depois, meu chefe começou a compartilhar comigo textos em inglês, notícias e outras coisas que ele lia, o que me fazia aprender muito com ele.

Se você sabe inglês, as suas possibilidades de aprendizagem triplicam – pelo menos. Porque você pode ler muito mais coisas ou saber muito antes do que a maioria das pessoas ao seu redor, porque você não precisa esperar que um curso, livro, artigo, filme, documentário, podcast ou qualquer outra coisa seja traduzida. Pude fazer cursos no Coursera e aprender coisas que por aqui ainda nem se falavam, quando elas vieram à tona, eu estava totalmente preparada.

Saber inglês te abre portas para trabalhar em multinacionais e, talvez, fora fora do país. Eu consegui um emprego em uma multinacional com sede no Vale do Silício porque além da experiência exigida para o cargo, eu sabia inglês para me comunicar com os times ao redor do mundo. Normalmente, multinacionais remuneram muito bem no mercado brasileiro.

O inglês é a língua universal, ou seja, você provavelmente vai usar mesmo que esteja na China. Óbvio que não é todo ser humano no mundo que fala em inglês, mas saber inglês vai fazer com que você possa se comunicar com muito mais pessoas no mundo, fazendo amigos, parceiros de negócios e gerando oportunidades interessantes para a sua vida. Eu hoje tenho amigos em vários locais do mundo (hospedagem free!) porque nos comunicamos em inglês desde que nos conhecemos, seja no intercâmbio, trabalho ou mesmo na internet.

Como falamos ali em cima que o inglês é uma língua universal, se você sabe o idioma vai ser muito fácil no caso de férias fora do Brasil – por exemplo. Quer ir para Disney? Nova Iorque? Londres? Roma? O inglês vai ser o seu maior aliado em saber se localizar, pedir comida, entender o transporte e orientações, porque sempre vai ter a opção em inglês, mesmo em países onde a língua não é inglesa, claro.

Sair da versão mobile